terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aula: Erros de Medicação e Sistemas de segurança do paciente

Espero que tenham gostado da aula de hoje.
Os erros de medicação e a segurança do paciente é um tema relevante e o farmacêutico pode e deve desempenhar um papel importante, tanto na identificação, minimização ou eliminação dos erros, quanto na sua prevenção.
Lembrem que os erros de medicação podem ser evitados geralmente através de medidas relativamente simples, porém sua abordagem deve considerar aspectos culturais, incluída a cultura organizacional da instituição de saúde, e gerenciais. As estratégias mais promissoras partem do diagnóstico e planejamento das ações, alimentado por um fluxo de informações que suportem a avaliação e tomada de decisões, aliado a um processo sistêmico, sistemático e participativo que tenha como foco a qualidade do cuidado ao paciente.

CONTEÚDO: Erros de Medicação e Sistemas de segurança do paciente
Objetivos de ensino:
  • Conceituar erros de medicação e sistemas de segurança ao paciente
  • Compreender o impacto dos erros de medicação no cuidado ao paciente e para o sistema de saúde
  • Listar os tipos de erros de medicação
  • Diferenciar erros de medicação, eventos adversos e reações adversas
  • Compreender o papel do farmacêutico no desenvolvimento e implantação de sistemas de segurança ao paciente.
A seguir recomendo a leitura complementar da aula de hoje:
Rosa, M.B.; Perini, E. Erros de medicação: quem foi? Rev Assoc Med Bras 2003; 49(3): 335-41. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302003000300041
Trata-se de um texto bem didático e de fácil leitura do Dr. Mário borges, que entre outras coisas aborda duas possibilidades de enfoque do erro, apresenta a definição e os tipos de erros de medicação, além da sua relação com a ocorrência de eventos adversos.
Boa leitura!

Leitura complementar à aula sobre introdução à Farmácia Clínica

Pessoal, segue o link para o capítulo do livro de Farmácia Clínica do pessoal do Chile. A leitura é complementar à primeira aula.
Ruiz Alvarez, I. Farmacia Clínica, sus objetivos y perspectivas de desarrollo. In: Orrego-Arancíbia, A. et al. (Org.) Fundamentos de Farmacia Clínica. Facultad de Ciencias Químicas y Farmacéuticas, Universidad de Chile, 1993. Disponível em: http://mazinger.sisib.uchile.cl/repositorio/lb/ciencias_quimicas_y_farmaceuticas/arancibiaa01/
Boa leitura

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sobre a aula de hoje (24/08)

CONTEÚDO: Farmácia Clínica: aspectos conceituais, princípios, funções e competências do farmacêutico no desenvolvimento de serviços clínicos
Pessoal, espero que tenham gostado da nossa aula hoje. O plano era finalizar a apresentação do tema e discutir com vcs o contexto histórico no qual emerge o movimento clínico e surge a Farmácia Clínica nos EUA, como modelo de prática e como posteriormente ela foi incorporada como disciplina científica na formação de farmacêuticos.
Apesar da pontuação superficial busquei fazer o contraponto com o que aconteceu no Brasil nos últimos 30 anos.
Achei importante também discutir com vcs os elementos de um modelo de prática e a relação disso com o processo de profissionalização-reprofissionalização-desprofissionalização na área da saúde. Espero que tenha ficado claro que a dinâmica organizacional de uma profissão, seus mecanismos de regulação e legitimação profissional sofrem influências internas e externas à categoria farmacêutica.
Por fim, destaco os objetivos de ensino da aula (que espero todos tenham alcançado, pelo menos parcialmente)


Objetivos de ensino:
  • Conhecer o processo histórico do advento da Farmácia Clínica
  • Definir Farmácia Clínica
  • Descrever o processo de atenção ao paciente
  • Descrever os objetivos e funções da Farmácia Clínica
  • Descrever os tipos de atividades e serviços clínicos providos pelo farmacêutico
  • Explicar as competências e habilidades requeridas para o Farmacêutico Clínico

 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Plano de Ensino

Espero que a proposta pedagógica da disciplina tenha repercutido positivamente entre vocês. Como eu disse em sala ela foi pensada com muito carinho e ansiedade de fomentar um conhecimento dentro do que se espera como compromisso dos serviços clínicos da Farmácia...Pena que não terminamos o primeiro assunto do dia...Mas logo seguem meus comentários sobre a aula ok!
O quê vocês acharam da disciplina? quais são as expectativas e interesses de vocês? Vamos participar?

Bem vindos à disciplina! (abrindo o semestre 2010/2)

Queridas alunas e estimados alunos,

Que bom tê-los este semestre na disciplina de Farmácia Clínica. Desejo a todos um semestre produtivo e que nossos conhecimentos sejam compartilhados tendo como resultado o crescimento técnico e profissional de todos em prol desta missão tão bonita que é cuidar das pessoas e da forma como elas usam seus medicamentos.

Um grande abraço

WB