segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fontes de Informação para pratica clinica

A Comissão de Farmácia e Terapêutica foi consultada pela Direção do Hospital, sobre a possibilidade de incluir na lista de medicamentos padronizados do referido hospital o medicamento Sildenafil 20mg. O teor da consulta refere-se à prescrição deste medicamento para um paciente pediátrico com 2 anos de idade e diagnóstico de “CARDIOPATIA CONGÊNITA COMPLEXA, sem possibilidade de correção cirúrgica, em decorrência de hipertensão arterial pulmonar severa e irreversível” CID 10 I 27.0. O esquema terapêutico prescrito indica a administração de 1/2 comprimido duas vezes ao dia. Você acaba de ser indicado para a CFT e ficou encarregado de emitir um parecer em no máximo 48 horas.
  1. Qual (ou quais) informações você precisa?
  2. Elabore a pergunta estruturada que norteará sua busca
  3. Onde você buscaria a informação para elaborar seu parecer? Quais fontes de informação você utilizaria? (elabore uma lista e classifique as fontes de informação utilizadas)
  4. Sugira uma estrutura de parecer (ou relatório técnico) que o farmacêutico utilizaria para responder esta consulta
  5. Elabore o seu parecer.
Lembre, você tem um prazo máximo 48 horas!!!!




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Farmácia Clínica: aspectos conceituais, princípios, funções e competências do farmacêutico no desenvolvimento de serviços clínicos

Na nossa primeira aula nós apresentamos a contextualização histórica de emergência da Farmácia Clínica e buscamos discutir a sua definição a partir da compreensão daquilo que entendemos por modelo de prática profissional. A Farmácia Clínica constituiu-se, segundo esta perspectiva, primeiro como um princípio, ou conjunto de princípios em torno do qual se organizou um tipo de prática, um conjunto de atividades profissionais, para em seguida configurar-se como um campo disciplinar, ou seja, uma disciplina científica. Como pudemos argumentar na nossa aula, uma leitura atenta dos autores que foram precursores do movimento clínico nos EUA nos anos 1960 mostra a intencionalidade do movimento que ora iniciava. Pretendia-se que os farmacêuticos assumissem "novos padrões de prática para a farmácia" para além das "atividades administrativas clássicas", incorporando a responsabilidade pelas atividades de cuidado ao paciente (Kalman e Schlegel, 1979).

De uma forma geral os artigos que marcam aquele momento histórico de emergência da Farmácia Clínica são recorrentes ao abordar grande preocupação com o processo de desprofissionalização e consequente diminuição do prestígio, da visibilidade social da Farmácia americana. Constatam ainda o conflito entre interesses de mercado e o propósito “altruísta da ideologia profissional”; desta constatação emerge a consciência da falta de uma “ideologia profissional” definida, um propósito ou missão social para a profissão (ou pelo menos o seu esmaecimento). Por fim, é a consciência da existência de um problema social relevante para o sistema de saúde: a morbidade e mortalidade relacionada ao uso de medicamentos, que fundamenta e justifica socialmente a necessidade do deslocamento do objeto da prática farmacêutica do medicamento enquanto produto, para o processo de uso dos medicamentos.

Neste ponto é significativo a definição que encontramos no texto de Francke em 1969: “A Farmácia Clínica é um conceito ou uma filosofia que enfatiza o uso seguro e adequado de medicamentos em pacientes. Ela coloca a ênfase do medicamento sobre o paciente e não sobre o produto. Isto apenas é alcançado interagindo responsavelmente com todas as disciplinas de saúde que estão de alguma forma envolvidos com medicamentos” (PARKER, 1967 citado por FRANCKE, 1969).

Para finalizar seria interessante questionar quais os conhecimentos, habilidades e atitudes vocês consideram fundamentais para que o farmacêutico exerça e desenvolva este modelo de prática? Aliás, segundo o entendimento do que é a Farmácia Clínica, quais são as atividades e funções desenvolvidas pelo Farmacêutico Clínico? Vocês poderiam começar o seu primeiro diário de aprendizagem comentando o que vocês acharam da aula e tentando responder algumas dessas perguntas... O que nos dizem sobre isso?

Leitura complementar:
Ruiz Alvarez, I. Farmacia Clínica, sus objetivos y perspectivas de desarrollo. In: Orrego-Arancíbia, A. et al. (Org.) Fundamentos de Farmacia Clínica. Facultad de Ciencias Químicas y Farmacéuticas, Universidad de Chile, 1993. Disponível em: http://mazinger.sisib.uchile.cl/repositorio/lb/ciencias_quimicas_y_farmaceuticas/arancibiaa01/

Referências:
FRANCKE, G. N. Evolvement of Clinical Pharmacy. Drug Intelligence 1969; 3: 348 – 54.
KALMAN, S. H.; SCHLEGEL, J. F: Standards for practice for the profession of pharmacy. Am Pharmacy NS 19(3):March, 1979.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo semestre, novos desafios e o fortalecimento das alianças

Estamos iniciando mais um semestre na disciplina de Farmácia Clínica. Ao mesmo tempo que damos as boas vindas aos estudantes de Farmácia, gostaríamos de ressaltar o empenho dos Farmacêuticos e Residentes do HUFS para a efetivação da disciplina nas dependências do nosso hospital universitário.
Mais do que algo simbólico para todos nós, a parceria estabelecida com a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde e com o Serviço de Farmácia, permite mais um movimento de melhoria nas condições de oferta da disciplina, oportunizando um programa de atividades práticas, como também oxalá possibilite o desenvolvimento da Farmácia Clínica como promissora realidade em Sergipe.
Continuamos acreditando na fórmula que até aqui tem dado certo: um passo de cada vez em direção a metas bem definidas, humildade para aprender e fazer junto, diálogo e pactuação entre todos os atores envolvidos...
Nosso lema define a expectativa para este semestre: "Serenidade diante dos problemas e ação para o fortalecimento das alianças até aqui construídas"
Iniciamos hoje portanto mais uma parte da nossa caminhada, bem vindos estudantes, farmacêuticos e colaboradores deste blog!!!