quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PROVA DE FARMÁCIA CLÍNICA (ESTRUTURA E RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM)

Pessoal, abaixo eu apresento para vocês a nossa prova (que vocês já realizaram na terça-feira, 29/09). Tenho o hábito de, passada a avaliação, dar um retorno aos alunos sobre a relação entre estrutura das questões e os objetivos de aprendizagem da disciplina. Vocês podem conferir e verificar que buscamos contemplar os objetivos propostos para cada aula nesta avaliação.
Um abraço

1ª. AVALIAÇÃO ESCRITA DE FARMÁCIA CLÍNICA

DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS EDUCACIONAIS AVALIADOS
Competências metacognitivas:
Desenvolver o raciocínio lógico-sistemático;
Desenvolver a capacidade de síntese

Habilidades transversais:
Desenvolver a habilidade de argumentação
Desenvolver a habilidade de comunicação verbal escrita

QUESTÃO 1 (2,0 PT) – A respeito da relevância epidemiológica e clínica do transtorno de ansiedade conhecido como fobia social, diversos modelos psicológicos têm sido propostos para justificar a utilização da psicoterapia no tratamento desta enfermidade. Não obstante, o avanço na elucidação do envolvimento de mediadores dos sistemas serotoninérgicos e dopaminérgicos, como base para a compreensão da sua fisiopatologia proporciona também uma boa justificativa para a adoção de intervenções farmacológicas. Considerando as diferentes alternativas terapêuticas existentes e as evidências clínicas disponíveis até o momento, qual classe de medicamentos você consideraria como de primeira escolha no tratamento da fobia social (0,5 pt) e qual tratamento não-farmacológico você recomendaria como o mais eficaz (0,5 pt)? Justifique sua resposta (1,0 pt).
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
I. Fazer a comparação de alternativas terapêuticas utilizando como critérios evidências clínicas
II. Saber selecionar tratamentos de acordo com sua relação entre benefício, eficácia e risco

QUESTÃO 2 (2,O PT) – O estudo do erro humano historicamente apresenta duas perspectivas de abordagem. Leia e interprete o texto a seguir
“Os anos 90 marcam um aumento das abordagens sensacionalistas na mídia sobre erros na saúde e um crescimento das contendas judiciais, tanto em número de processos quanto no valor financeiro das indenizações. O paciente tornou-se mais contestador e exigente, forçando uma mudança de atitude dos prestadores de serviços. A assistência à saúde passou a ser, cada vez mais, uma forma de prestação de serviços sujeita às leis contratuais e suas conseqüências nas áreas cível e penal (...)”(ROSA e PERINI, 2003).
Comente qual a perspectiva de abordagem representada no texto (0,5 pt) e qual a alternativa poderia contribuir para a redução dos erros de medicação (0,5 pt). Ainda sobre este tema apresente uma explicação (ou justificativa) para a seguinte afirmação “...Quanto aos erros de medicação, revela-se uma importante peculiaridade conceitual que é a possibilidade de sua prevenção.” (ROSA e PERINI, 2003, grifos meus). Por que os erros de medicação são preveníveis ? (0,5 pt). Considerando o processo de uso de medicamentos, apresente uma classificação para os tipos de erros de medicação (0,5 pt).
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
I. Compreender e diferenciar o significado dos dois tipos de abordagem do estudo do erro humano
II. Saber conceituar erro de medicação e classificar os tipos de erros

QUESTÃO 3 (1,5 PT) – Se você tivesse que fazer a avaliação das diferentes fontes de informação elenque por força/nível de evidência (0,5 pt):
Relato de caso – protocolos clínicos baseados em evidências (consensos/diretrizes clínicas) – metanálises – revisões – revisões sistemáticas – ensaios clínicos randomizados – estudos de coorte – ensaios clínicos não randomizados – estudos transversais – séries de casos – estudos do tipo caso-controle – protocolos clínicos baseados na opinião de especialistas (consensos/diretrizes clínicas)
Quais critérios você utilizaria para avaliar e selecionar uma fonte de informação? (Cite pelo menos 03, explique o significado de 01 desses critérios) (1,0 pt)
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
I. Estabelecer critérios para a seleção e avaliação da informação sobre medicamentos
II. Estabelecer uma hierarquização dos diferentes tipos de estudos de acordo com a força/nível de evidência

QUESTÃO 4 (1,0 PT) – A sibutramina tem se destacado como um dos medicamentos mais utilizados na atualidade no tratamento da obesidade. Outro medicamento indicado é o orlistat (xenical). Na seleção e padronização, baseado nos critérios da farmacoterapia baseada em evidências e do Uso Racional de Medicamentos, quais critérios você utilizaria para avaliar e comparar estes medicamentos? (1,0 pt)
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
I. Conhecer os critérios para a seleção de medicamentos com base no URM

QUESTÃO 5 (1,5 PT) – Você está elaborando uma carta de apresentação para uma entrevista visando sua contratação em um Hospital Regional de média complexidade. Seu desafio será explicar e justificar (em no máximo 15 linhas) para o Diretor de um Hospital, que nunca ouviu falar em Farmácia Clínica, a necessidade de contratação de um Farmacêutico para implantar esta área no hospital. Quais seriam os elementos-chaves (ou pontos mais importantes) da sua justificativa? (0,5 pt) Elabore o texto (1,0 pt) (Convença-me, eu sou o Diretor !!!)
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
I. Conceituar Farmácia Clínica
II. Descrever seus objetivos, funções e atividades
III. Compreender sua relevância no contexto sanitário
REFERÊNCIAS
Daniels SR, et al. Cardiovascular effects of sibutramine in the treatment of obese adolescents: results of a randomized, double-blind, placebo-controlled study. Pediatrics. 2007 Jul;120(1):e147-57. Epub 2007 Jun 18.
Rosa MB, Perini E. Erros de medicação: quem foi? Rev Assoc Med Bras 2003; 49(3): 335-41.
Rucker D, et al. Long term pharmacotherapy for obesity and overweight: updated meta-analysis. BMJ. 2007 Dec 8;335(7631):1194-9. Epub 2007 Nov 15.
Stein Dan J, Ipser Jonathan C, van Balkom Anton J. Pharmacotherapy for social anxiety disorder. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 3, Art. No. CD001206. DOI: 10.1002/14651858.CD001206.pub4

Um comentário:

  1. Protoloc 40 MG Capsule is a proton pump inhibitor used in the treatment of stomach ulcers, gastroesophageal reflux disease (GERD) and other acidity related disorders. It decreases the acid produced in the stomach and also helps in the healing of ulcers. Take this medicine as directed by the doctor.

    ResponderExcluir