quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tamiflu PARECE não SER tão eficaz quanto se pensa...

Pessoal vejam o que saiu no Terra nesta quinta (17/09/09)...Só pra recordar, desde o início temos ressaltado que a utilização do medicamento deveria ser feita com prudência e sem o histerismo que observamos no início da epidemia...
Mais um exemplo de que é necessário a avaliação criteriosa de tecnologias para a saúde, como os medicamentos, de modo a garantir o interesse público e não o favorecimento de interesses econômicos dos grandes laboratórios, o oportunismo político ou a sede sensacionalista da mídia.

"Tamiflu não é tão eficaz quanto se pensa, diz secretaria
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou na quarta-feira um levantamento que questiona a eficácia do Oseltamivir (Tamiflu) no combate à gripe suína. Segundo a secretaria, não há grande diferença entre usar ou não o medicamento.

De acordo com a pesquisa realizada pela Central Estadual de Regulação Hospitalar, até agosto, dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Estado que tiveram administrada a medicação em até 48 horas após os primeiros sintomas (conforme indica o fabricante), 18 tiveram alta e 12 morreram; dos que tomaram Tamiflu após esse período, 18 deixaram o hospital e 14 não sobreviveram; das pessoas que não tiveram o remédio administrado, 15 tiveram alta e seis morreram.
De acordo com a secretaria, os dados indicam que há uma diferença singular entre usar ou não o Tamiflu para combater a doença. Contudo, o órgão afirma que vai continuar administrando o remédio aos pacientes.
Até o dia 12 de setembro, data do último levantamento, 59 pacientes estavam em UTIs de hospitais do Estado com gripe suína ou suspeita da doença. Contudo, no pico da epidemia - em agosto - mais de 270 pessoas estavam internadas nas Unidades de Terapia Intensiva.
Queda nos casos

O Ministério da Saúde informou na quarta-feira que o número de casos graves de gripe suína registrados na última semana é 65 vezes menor do que na primeira semana de agosto. O número de mortes em consequência do vírus Influenza A (H1N1) até o dia 12 de setembro é de 899."

Redação Terra

Um comentário:

  1. Rifagut 400 mg tablet is used in the treatment of hepatic encephalopathy (a condition in which there is a loss of brain function when a damaged liver fails to remove toxins from the blood). It is also used to treat infectious diarrhoea and irritable bowel syndrome with diarrhoea. It should only be taken for a maximum of three days.

    ResponderExcluir