Na história pregressa não foi identificado o diagnóstico de condições médicas pre-existentes, nem uso contínuo de algum medicamento. Apesar do paciente aparentar um aspecto físico razoavelmente em forma para sua idade, constatou-se que ele está um pouco acima do peso (81 kg; altura: 1,72 m; circunferência abdominal: 91 cm), ele fuma 20 cigarros por dia e bebe cerca de 30 unidades de álcool por semana. No momento da admissão sua pressão arterial encontrava-se em 165/80 mmHg, com uma frequência cardíacade 90 batimentos por minuto. Estes valores mantiveram-se inalterados nas últimas 48 horas. O paciente foi diagnosticado como tendo hipertensão arterial sistêmica.
Questões:
- Defina hipertensão arterial?
- De acordo com o quadro do paciente e as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, quais são as metas de tratamento para este paciente?
- Quais são as principais classes de medicamentos usados para tratar a hipertensão arterial?
- Que classe de medicamentos seria indicado como de primeira linha no tratamento inicial para este paciente? (justifique)
- Esta opção seria alterada, caso o paciente fosse afro-descendente? Caso afirmativo, qual seria a opção e porquê?
- Para cada uma das classes de medicamentos mencionados na pergunta 3 indique: a) um medicamento dessa classe; b) a dose de partida mais apropriada e a freqüência de uso indicada (esquema terapêutico); c) a dose máxima indicada para o tratamento da hipertensão; d) três contra-indicações; d) três eventos adversos comuns (com sua frequência)
- Na sua opinião o paciente necessita de uma avaliação do risco cardiovascular? Porquê? Como avaliar o risco cardiovascular?
- No plano de cuidados do paciente, além do tratamento, quais medidas são necessárias para favorecer a redução do risco de um evento cardiovascular? Quais seriam suas orientações ao paciente? Justificar cada medida e explicar os riscos associados ao não cumprimento dessas medidas.