sábado, 8 de dezembro de 2012

Introdução à Farmácia Clínica (1a. Aula)

Nossa primeira aula foi sobre a(s) definição(ões) de Farmácia Clínica e o significado das funções e atividades de um Farmacêutico Clínico.
Aula está disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B0dKgRYzs1ueb0d3b29EVDdGeDA/edit
Atividade prática que vocês devem trazer para a próxima aula (ver roteiro): https://docs.google.com/file/d/0B0dKgRYzs1ueMkttb1puemo3UDg/edit
O que vocês acharam da nossa primeira aula?
Abaixo um vídeo sobre as atividades dos Farmacêuticos Residentes do Hospital Universitário da UFS

18 comentários:

  1. A primeira aula de Farmácia Clínica foi de extrema funadamental importância, pois para conhecer a disciplina precisamos saber como começou. Além de entender como o paciente era visto e tratado no passado. Hoje, muitas pessoas ou até mesmos os próprios alunos do curso não sabem o que o Farmacêutico Clínico faz e em que pode desenvolver mais atividades no seu ambiente de trabalho. A presença da Farm. Diana vai nos ajudar a entender como esse profissional trabalha pela sua experiência no Hospital Unversitário.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma aula muito interessante, pois acho que antes de entramos na prática clínica, primeiramente precisamos ter um embasamento teórico. E a aula dessa semana nos proporcionou uma visão de como foi formada a base da Farmácia Clínica, o histórico da nossa profissão e de algumas outras e também dos seus princípios e fundamentos. Nessa aula também foi possível diferenciar a Farmácia Clinica da Hospitalar, tendo em vista que aprendemos que o foco da Clínica é o processo de atenção ao paciente e na melhoria da sua qualidade de vida.


    Karolline Sales Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Nessa primeira aula, foi de suma importância conhecer um pouco da história da Farmácia Clínica. Sua trajetória, princípios e principalmente as funções de um farmacêutico clínico. Acredito que muitos de nós não tinha a dimensão de quanta coisa um farmacêutico pode fazer. A presença de Diana, é como um exemplo pra nós, do quão importante é o farmacêutico no âmbito clínico. E que com a vivência dela no HU, pode nos transmitir um pouco da sua experiência.

    Eduarda Zuzarte

    ResponderExcluir
  4. A primeira aula trouxe, além de outros aspectos iniciais, um pouco da história da farmácia clínica. Um ponto que me chamou bastante atenção foi o fato que, o primeiro relato moderno sobre farmácia clínica nos EUA ocorreu em farmácia comunitária, através dos atendimentos de 2 farmacêuticos: Eugene V. White e Emil W. Baker. Todo contexto histórico no qual surge o movimento clínico e nasce a Farmácia Clínica, como posteriormente ela foi incorporada como disciplina na formação de farmacêuticos e as funções exercidas pelos profissonais da área foram pontos chaves na aula do dia 07/12/2012. Todos esses aspectos foram de fundametal importância para o início da disciplina e para o esclarecimento inicial de nós discentes sobre essa linda área da farmácia. Vale ressaltar a presença da Farmacêutica Diana, que irá nos auxiliar durante a disciplina. Devido todo conhecimento adquirido durante a sua residência multiprofissional realizada no HU, o decorrer da disciplina irá se tornar mais proveitoso.

    ResponderExcluir
  5. Na primeira aula de Farmácia Clínica foi muito importante conhecer o histórico da disciplina, além de sabermos como o paciente era visto naquela época. Com a presença da Farm. Diana através da sua experiência na Residência Multiprofissional vamos perceber o que o Farmacêutico pode fazer em cada área do hospital.

    Tatiane Alves Tavares

    ResponderExcluir
  6. Bom, nessa primeira aula eu pude conhecer os primeiros passos da farmácia clínica, a partir dos dados históricos mostrados pelo professor e também compreender melhor a diferença entre farmacêutico clínico e hospitalar. Sem contar a presença de Diana que tem grande afinidade na prática da farmácia clínica e irá nos ajudar no decorrer da disciplina.

    Naquele da Silva Campos

    ResponderExcluir
  7. Na primeira aula, o professor tornou nítida a função do farmacêutico clinico no hospital e demostrar sua importância como profissional da saúde na recuperação do paciente quanto ao uso de medicamento, propiciando seu uso racional. Além disso, contamos com a presença da farmacêutica Diana, que poderá relatar sua experiência de vida para podermos conciliar a teoria e prática.

    Wesley Messias dos Santos

    ResponderExcluir
  8. A primrira aula pode nos ajudar a perceber que o farmaceutico clínico é o profissional dentro da equipe de saúde que ocupa o espaço de cuidado gerenciado,já que é o mais habilitado para desempenhar funções que estejam relacionadas à medicamentos,abrangendo a distribuição racional dos mesmos,a prevenção de riscis associados ao seu uso,entre outros.


    Simone Carvalho

    ResponderExcluir
  9. A aula pode nos ajudar a perceber a importância do farmacêutico clínico dentro da equipe de saúde,já que este se trata da maior fonte de informação relacionada a medicamentos,atuando desde a distribuição dos mesmos até a prevenção de riscos decorrentes do uso de fármacos.

    Simone Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Nessa primeira aula foi de tamanha importância conhecer a história da farmácia clínica e alguns conceitos a esta relacionada. E também, as funções e atividades de um Farmacêutico Clínico. A farmácia clínica surge para descrever o trabalho de farmacêuticos cuja função primária, em linhas gerais, é interagir com a equipe de saúde e com os pacientes, monitorar o tratamento farmacológico, fornecer informações sobre medicamentos e fazer recomendações terapêuticas específicas. É importante salientar, a presença da farmacêutica Diana, a qual expôs sua experiência como Residente Multiprofissional do HU, o que possibilitou um maior entendimento da disciplina, harmonizando a teoria e prática.
    Rosane Ramos Conceição

    ResponderExcluir
  11. A aula teve caráter introdutório, abordando aspectos históricos e definindo com é e como funciona a Farmácia Clínica. Além disso, foram definidos as diferenças entre a Farmácia Clínica e Hospitalar e suas relações com Atenção e assistência Farmacêutica. Tais abordagens trouxeram para a aula momentos de reflexões como o que tentamos definir se o farmacêuticos são trabalhadores ou profissionais da saúde. Essas discussões trazem uma boa carga de opiniões e experiências bastante pertinentes que agregam conhecimento e informação para a aula.

    Marlange Almeida Oliveira

    ResponderExcluir
  12. A primeira aula abordou aspectos conceituais e históricos da farmácia clinica, ponto fundamental, uma vez que, é importante conhecer o passado para entender o presente e assim "prever" e poder planejar um futuro melhor.
    Pelo que aprendi acompanhando um dos residentes do HU nessa área, pude perceber na pratica o que foi abordado na aula: a função do farmacêutico clinico, o impacto de seu trabalho não só em beneficio do paciente, mas também nos custos para o hospital.

    Roseli dos Santos

    ResponderExcluir
  13. A nossa primeira aula foi muito intessante pois abordou os aspectos históricos da área da farmácia clínica. Além de do que definiu o que seria a farmácia clínica e quais as funções que devem ser desempenhas por nós, farmacêuticos, nessa respectiva área. Sem contar em saber como serão ministradas as aulas, as aulas práticas e as atividades desenvolvidas durante o curso. Esto muito ansiosa pela nossa primeira visita ao HU (Hospital Universitário) e poder entender na prática nossas funções. Adorei a primeira aula e estou muito feliz de ter escolhido cursar essa disciplina.
    Jéssica Lopes

    ResponderExcluir
  14. Na primeira aula da disciplina, pude conhecer um pouco mais sobre a farmácia clínica, sua história, importância e o porquê de se necessitar de um farmacêutico clínico. Tenho certeza que essas respostas serão melhores respondidas ao decorrer da disciplina, por conta da vivênvia que teremos nesse período. Achei muito interessante quando Diana nos falou sobre sua experiência no HU e do curso que ela fez no Chile. Muito interessante essa sua ida a outro país, com outra língua e com uma cultura tão rica.
    Amélia de Castro.

    ResponderExcluir
  15. O que mais gostei dessa aula, PRINCÍPIOS E FUNÇÕES DA FARMÁCIA CLÍNICA, foi descobri que historicamente o farmacêutico como o trabalhador e profissional da saúde sempre demonstrou capacidade e interesse na realização de práticas e intervenções através do contato direto com o paciente, utilizando para este fim o conhecimento científico e a habilidade manual, alguns dos requisitos necessários até a atualidade para um farmacêutico clínico.
    Marcela Santos Santana

    ResponderExcluir
  16. Aula 1: Introdução a Farmácia Clínica
    A aula abordou a origem da pática da Farmácia Clínica, bem como seus precursores. Comentou-se os princípios éticos, legais econômicos e culturais da prática clínica chamando atenção para o papel e funções do farmacêutico clínico.Além disso foi mostrado o ciclo do processo de atenção ao paciente.Na parte final da aula, foi sobre os requisitos necessários para a prática clínica, como protocolo de prática, padrões de prática profissional, competências, bases legais, entre outros.

    ResponderExcluir
  17. A primeira de aula de farmácia clínica foi muito importante para conhecer um pouco a historia da farmacia clínica e conhecer a grande importância de farmacêutico clínico. além de contar com a presença da farmacêutica Diana que falou um pouco da sua experiência como profissional. esta aula foi sem duvida de suma importância para adquirir conhecimentos.
    Ester santos cavalcante

    ResponderExcluir
  18. This is the very descriptive and useful article to described the clinical pharmacy treatement approach. useful blog.

    ResponderExcluir