segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Atividade prática (2a. aula): Entrevistando um paciente

Pessoal a atividade prática desta semana encontra-se voltada para a experiência de realizar uma entrevista com uma pessoa que utilize medicamentos.
Vocês devem identificar alguém próximo que utilize medicamentos para tratar alguma doença crônica (de preferência evitem fazer esta atividade com algum parente muito próximo!). Pode ser um vizinho, amigo ou amiga, um primo, tio...
Elaborem um roteiro de entrevista com base no que nós discutimos até aqui, com os pontos que vocês consideram fundamentais perguntar para uma pessoa que faz uso de medicamentos para tratar alguma enfermidade ou agravo à saúde.
Em seguida vocês devem elaborar uma apresentação ou relato do paciente (em power point para uma apresentação de 5 minutos) e entregar um trabalho escrito com a reflexão de vocês sobre a entrevista, baseando a análise nos seguintes pontos abordados em sala:
1. Qual a impressão de vocês sobre a entrevista? Relatem as dificuldades e facilidades para realizar esta atividade
2. Qual(is) o(s) problema(s) e necessidades das pessoas que vocês entrevistaram?
3. Tentem fazer uma análise da entrevista de acordo com o esquema apresentado em sala sobre o processo de raciocínio clínico para farmacêuticos

4 comentários:

  1. A proposta da aula é de muita importância, uma vez que, através de uma anamnese bem realizada o farmacêutico conhece melhor o paciente bem como a adesão do mesmo ao tratamento farmacológico que é fundamental para impedir o progresso da doença, melhora e/ou do paciente.

    Marcela Santos Santana

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  2. Depois de nos apresentar um pouco da história da farmácia clínica e discutir as diferenças entre o trabalhador e o profissional da saúde, o professor Wellington discutiu na 2ª aula as competências essenciais para Farmacêuticos Clínicos, bem como suas habilidades e a abordagem clínica centrada no paciente. Porém antes de iniciar esta discussão o professor discutiu questões referentes à 1ª atividade prática. Neste momento da aula foram expostas as dificuldades que cada aluno apresentou em relação à atividade proposta. Além disso, o professor nos questionou sobre quais fontes de informação usávamos como referências quando desejávamos pesquisar algo. Este foi um momento importante da aula, uma vez que debatemos os diferentes tipos de fonte de informação e o grau de confiabilidade das mesmas. No segundo momento da aula, foram abordadas as questões citadas anteriormente (competências, habilidades e abordagem do Farmacêutico Clínico). Neste momento foi discutido também os diferentes elementos que compõem o raciocínio clínico. Este por sua vez, compreende um processo onde a coleta e o processamento das informações é fortemente influenciado pelos aspectos etnoculturais e motivacionais tanto do profissional da saúde quanto do paciente. A exposição destes elementos foi essencial para a realização da segunda atividade prática cujo objetivo era realizar uma entrevista clínica com um paciente e, a partir dela e desta exposição em sala de aula, desenvolver um raciocínio clínico.

    Rafaella de Oliveira Santos Silva

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  3. São várias as competências atribuídas ao farmacêutico clínico. Mas a que mais chamou minha atenção e foi bastante discutido em sala de aula, comunicação. Desenvolver uma boa comunicação com o paciente é vital pois através dela é obtido informação que implicará na terapêutica. Para isso é necessário levar em conta o paciente, seus hábitos, cultura.
    Camila Souza Gama

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  4. Clinical pharmacy is a key area of the pharmacy profession. Future pharmacists should be concerned with advancing the profession as a whole.

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