domingo, 13 de março de 2011

Como a divulgação científica pode reforçar o uso irracional de medicamentos

Os meios de comunicação desempenham sem dúvida alguma um relevante papel na disponibilização e disseminação de informação, contribuindo para a formação da opinião pública sobre diferentes temas do cotidiano e da vida social. Porém, quando se trata da disseminação do conhecimento científico, é raro encontrar uma notícia que não venha carregada de um certo tom de sensacionalismo e de mistificação da ciência. Em parte talvez em razão do despreparo de alguns jornalistas para cobrir assuntos para os quais, como leigos, acaba por prevalecer na "caneta" (ou melhor, no "teclado") de quem escreve a opinião que representa o senso comum que distorce e vê no discurso científico "algo além do que está dito"...Mas há também outros aspectos e fatores que não nos cabe discutir aqui...
O exemplo mais recente sobre como a divulgação científica no jornalismo não especializado muitas vezes presta-se a desinformar a população, vem de uma nota publicada no "Caderno Vida ZH" (link disponível neste post). Sob o título "Estudo revela que Ibuprofeno reduz risco de Parkinson", a reportagem, baseada em um artigo publicado no ínicio de março na revista Neurology força a barra e induz o leitor a acreditar nos benefícios do uso regular de ibuprofeno. O texto da matéria começa afirmando categoricamente que "Os adultos que tomam regularmente o anti-inflamatório Ibuprofeno têm 27% menos riscos de desenvolver a doença de Parkinson"
Bom, vamos incentivar as pessoas a tomar ibuprofeno como se toma aspirina pra prevenir infarto!!!...Tudo bem que há o risco em desenvolver uma úlcera ou alguma doença inflamatória no trato gastrintestinal...mas pelo menos você não vai ter Parkinson...Ahhh, então tá!!!
Para uma análise mais inteligente e antes de qualquer conclusão precipitada como a do jornalista, melhor recorrer à fonte:
Gao X, Chen H, Schwarzschild MA, Ascherio A. Use of ibuprofen and risk of Parkinson disease  Neurology March 8, 2011 76:863-869doi: 10.1212/WNL.0b013e31820f2d79

Em 2010, a Neurology já havia publicado uma metanálise sobre o mesmo assunto, também vale à pena conferir: Gagne JJ, Power MC. Anti-inflammatory drugs and risk of Parkinson disease: a meta-analysis. Neurology. 2010 Mar 23;74(12):995-1002.

2 comentários:

  1. Diana Graziele dos Santos13 de março de 2011 às 08:26

    Interessante... Tinha visto esse artigo em um site especializado nessa semana, mas não sabia que já tinha sido divulgado em veículos de divulgação para a grande massa. Realmente perigoso, principalmente se considerarmos o fato de ser um medicamento de venda livre. Será que a 'prescrição' farmacêutica ajudaria nesse sentido?

    ResponderExcluir
  2. Dizone 250mg Tablet is a medicine used in the treatment of alcohol addiction. It works by producing interaction with alcohol and thereby causing unpleasant effects like nausea, flushing of face, headaches. Thus, it discourages the patient from taking alcohol while on this medication. Disulfiram oral tablets are usually taken once daily in the morning. If you cannot swallow the tablet, you may crush and mix them with water or juice. If the medication makes you feel sleepy, it may be taken in the evening instead.

    ResponderExcluir