Estamos iniciando mais um semestre na disciplina de Farmácia Clínica. Ao mesmo tempo que damos as boas vindas aos estudantes de Farmácia, gostaríamos de ressaltar o empenho dos Farmacêuticos e Residentes do HUFS para a efetivação da disciplina nas dependências do nosso hospital universitário.
Mais do que algo simbólico para todos nós, a parceria estabelecida com a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde e com o Serviço de Farmácia, permite mais um movimento de melhoria nas condições de oferta da disciplina, oportunizando um programa de atividades práticas, como também oxalá possibilite o desenvolvimento da Farmácia Clínica como promissora realidade em Sergipe.
Continuamos acreditando na fórmula que até aqui tem dado certo: um passo de cada vez em direção a metas bem definidas, humildade para aprender e fazer junto, diálogo e pactuação entre todos os atores envolvidos...
Nosso lema define a expectativa para este semestre: "Serenidade diante dos problemas e ação para o fortalecimento das alianças até aqui construídas"
Iniciamos hoje portanto mais uma parte da nossa caminhada, bem vindos estudantes, farmacêuticos e colaboradores deste blog!!!
Gostei do texto e de saber tudo isso... é assim que o curso tem que crescer, com participação de todos e com muita luta... muito bem professor... parabens
ResponderExcluirPois é Paulo, vontade de fazer melhor é o que não falta! Espero que este semestre a disciplina seja melhor do que a versão do ano passado...Cada semestre procuramos implantar alguma coisa que a consolide como uma disciplina que tenha relevância e significado na formação dos futuros farmacêuticos de Sergipe
ResponderExcluirAbraço
O conceito e os benefícios da farmácia clínica já fazem dessa matéria bastante interessante. Se houvesse nos hospitais a prática da farmácia clínica, como deveria, a realidade da saúde seria bem melhor e os problemas relacionados a medicamentos diminuiriam muito. Sem dúvida haveria também um maior reconhecimento por parte da população e dos demais profissionais de saúde do quanto um farmacêutico pode ser fundamental dentro do hospital. Mas todos sabemos das limitações que temos em nossa região, então espero acompanhar o crescimento dessa área, pois gostei bastante da forma como isso está sendo planejado. Parabéns Professor!
ResponderExcluirAlana Teles.
Assim como Alana citou, a nossa presença como estudantes de farmácia no HUFS, não é só favorável para a melhoria das condições da oferta da disciplina como também para a melhoria das condições de atendimento no hospital. O estabelecimento de alianças com certeza sera de grande relevância para o crescimento e a manutenção da disciplina e também possibilitara uma maior presença de nos estudantes de farmácia no âmbito hospitalar, pois creio ser desejo de muitos inclusive meu. Apesar das limitações, minhas expectativas são muitas para com a disciplina, pois sei da importância que ela me trara tanto para meu currículo como minha vida profissional.
ResponderExcluirThaciana Alcantara.
Com se sabe o papel do farmacêutico na farmácia clínica é de fundamental importância. Sendo uma de suas responsabilidades a medicação do paciente acamado e o uso recional do medicamento, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. Assim deveria haver um maior empenho por parte dos hospitais em contratar profissionais especializados nessa área o que iria diminuir consideravelmente certos problemas. Espero que essa área cresca mais a cade dia que passe. Estou muito empolgada quanto a disciplina para que eu possa aprender mais sobre. Parabén!!!
ResponderExcluirShirley Souza
Gostaria antes de comentar sobre a disciplina, parabenizar o professor Wellington pela sua primeira aula. Conceitos e todo o decorrer da disciplina foi muito bem colocado. Como foi dito anteriormente pelas minhas colegas de classe, estamos ansiosas para colocar em prática os ensinamentos das aulas, que nosso trabalho seja bem visto diante do âmbito hospitalar e que possamos aprender cada vez mais. Apesar das limitações que podemos enxergar, espero que nosso desejo de lidar diretamente com o paciente seja possível durante a disciplina.
ResponderExcluirTamara Bispo
Alana, Shirley, Tamara e Thaciana,
ResponderExcluirespero mesmo que a disciplina possa corresponder a expectativa de vcs. Sei qiue não será 100%, até pq vcs já começaram a perceber nossas limitações...Horário não é o melhor, dificuldades para compatibiulizar com outras disciplinas...Mas se não fosse assim essa estória de levar prática para as disciplinas de farmácia Clínica e hospitalar não sairia do papel...Espero contar tbem com a compreensão de vcs face aos imprevistos que ocorrerão...Mas saibam que até mesmo as dificuldades que vcxs passarem serão necessárias para o aperfeiçoamento desta disciplina. eu arrisco dizer que será uma das poucas, talvez única universidade em que haverá práticas na Farmácia Clínica. Bom pelo menos das que eu conheço...rs
Sem dúvida a participação da residÊncia multiprofissional, bem como do pessoal da Farmácia do hospital, é de suma importância para a nossa formação. Espero que possamos deixar a nossa marca no hospital, dar o pontapé na Farmácia Clínica em Sergipe e dessa forma, melhorar no que for possível a assistência a saúde no nosso estado. Essa é a forma como podemos retribuir o financiamento que a sociedade faz para os nossos estudos.
ResponderExcluirPaula Menezes
Bem como baseado na história da farmácia clinica, onde o curso de farmácia tinha um grande prestigio ao lado do curso de Medicina, axo eu que temos grande possibilidade de resgatar isso e fazer a nossa história. A área hospitalar é uma área de grande importância tanto para sociedade como para nós que exercermos a própria, dando ênfase a ajuda que podemos fornecer a nossa população. A conquista pelo nossa lugar no HU é de grande importância para isso, fazendo com que o curso so cresça mais e mais.
ResponderExcluirFabrício Lima
There is a such a great blog to descriptive for the all helpful information about the clinical pharmacy .
ResponderExcluir