quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Diário de Bordo/Aula 1: Os Princípios e Funções da Farmácia Clínica

Alunos: Fábio de Mendonça Mota
Lílian de Melo Barbosa
A aula contextualizou o surgimento da farmácia clínica e discutiu alguns conceitos ( antigos e atuais) da farmácia clínica.
A palavra Clínica tem origem grega e significa “ao lado”, “estar próximo de...”, o que indica proximidade com o paciente. Então uma profissão para ser considerada “clínica” deve possuir estas características, de maneira que o profissional: estabelece relação com o paciente (através da coleta de informações e exame físico); identifica(m) o(s) problema(s); elaboram intervenção, intervém; faz o acompanhamento e a posterior avaliação do tratamento. A “clínica” é diretamente ligada ao ambiente hospitalar, pois no século XVIII o hospital foi o ambiente “centralizador” , no qual podiam-se acompanhar todos os pacientes de perto, já que anteriormente o tratamento e diagnóstico eram feitos nas residências.
No século XVIII, a clínica era baseada em observar os sinais e evidências físicas no corpo do indivíduo; já a visão mais atual é baseada na Semiologia ( sinais e sintomas) e na Terapêutica (processo que utiliza para a resolução do problema).
Breve histórico:
Na década de 40 surgiu uma espécie de “Movimento Clínico na Farmácia” nos E.U.A com dois farmacêuticos: Eugene White e Emil Baker, onde eles praticaram a clínica, registro dos pacientes e acompanhamento da farmacoterapia;
Em 1944, um professor da universidade de Washington, Wait Rising, foi o primeiro farmacêutico a apresentar um trabalho de avaliação de prescrições médicas, sendo condenado por isso;
Em 69, surgiu um conceito da Farmácia Clínica como filosofia que preconizava: o uso seguro e adequado dos medicamentos nos pacientes e interagia com outras áreas de saúde (interdisciplinar);
Em 79, surgiu o conceito que o farmacêutico clínico tem como função: informar e orientar sobre medicamento para a equipe de saúde e para os pacientes, monitorar e avaliar os resultados da farmacoterapia, ou seja, o farmacêutico detém o controle sobre o uso de medicamentos.
Questões para reflexão levantadas pelo professor: (deixem sua opinião como postagem)
* Farmácia Clínica agrega visibilidade à profissão farmacêutica?
* Como seremos essenciais nas diversas áreas de atuação?
[Assunto continua na próxima aula....]

Um comentário:

  1. Is a health-science discipline in which pharmacists provide patient care that optimizes medication therapy and promotes health, wellness, and disease prevention.

    ResponderExcluir