Gente, aproveitando o encejo da edição da RDC 44/2009 da ANVISA sobre Boas Práticas Farmacêuticas, considero importante postar e comentar os casos utilizados nesta semana na nossa atividade de avaliação das habilidades de dispensação de medicamentos prescritos com os alunos do Estágio III.
Fiquem à vontade para discutir. Da minha parte desenvolvo a minha sequência de raciocínio necessária à dispensação adequada
Abraço
CASOS
Caso 1
João Roberto Lobo, 62 anos, chega na farmácia com uma prescrição de Zocor (Sinvastatina), comprimidos de 20 mg. A recomendação do médico é de que o Sr. João tome dois comprimidos uma vez ao dia.
Caso 2
Um jovem senhor, aparentado pouco mais de 35 anos entra na farmácia e se dirige ao farmacêutico com uma prescrição de Cefalium (mesilato de diidroergotamina, paracetamol, cafeína e cloridrato de metoclopramida) em nome de Bárbara Gomes. Na prescrição o médico recomenda: "tomar 2 comprimidos em caso de dor"
Caso 3
Uma jovem senhora, aproximadamente 30 anos, apresenta ao farmacêutico uma prescrição de AMOXIL BD (amoxicilina), suspensão oral, 400mg/5mL. O médico prescreveu: Uso interno, por via oral, "tomar 2,5 mL da suspensão a cada 12 horas, durante 7 dias"
Caso 4
Paulo Sérgio, 44 anos, entra na farmácia com uma prescrição onde consta: Rebaten LA (cloridrato de propranolol), comprimidos de 80 mg. Tomar um comprimido 01 (uma) vez ao dia.
At Hunter Neurology we provide the following Neurodiagnostic Services: View this Link Dizziness Assessment Maitland Hunter Valley
ResponderExcluirIts such an amazing blog to share the very helpful information regarding the clinical assesment.
ResponderExcluir